UMA PIADA DE MAU GOSTO ... OU ... UM ATENTADO À NOSSA INTELIGÊNCIA

March 29, 2015

Precisamos tomar muito cuidado com o que é dito e escrito, especialmente pelas “autoridades”. Não se pode sair por ai, falando qualquer coisa, manipulando informações impunemente.

Temos um ótimo exemplo disso fornecido pelo deputado Tortelli. O parágrafo abaixo foi retirado do site do deputado:

 

“Para o parlamentar, o fato de a proposta focar apenas nos cultos afros demonstra seu caráter discriminatório. Tortelli ressaltou, em sua fala, que esse tipo de defesa intolerante traz riscos inclusive à agricultura familiar, que, no Rio Grande do Sul, envolve 400 mil famílias. “O que seria desses milhares homens e mulheres que vivem do cultivo do campo e do tratamento de animais para consumo se essa Casa proibisse a pecuária e a venda desses alimentos? O que seria do povo gaúcho se lhe fosse negado o direito de comer churrasco? Estariam nos despindo de nossa cultura!”, defendeu, sendo aplaudido de pé. Ele indicou que os 11 deputados da Bancada do PT estarão votando a favor dos povos de terreiro e contra o PL”.

 

Impressionante como um parlamentar consegue se posicionar contra um Projeto de Lei sem, aparentemente, sequer ter lido o que é proposto, nem o conjunto de fatos que compõem a matéria em votação. Ou é dificuldade de interpretação de texto, ou algum outro motivo que não sabemos.

Em primeiro lugar, se o nobre deputado tivesse se dado ao trabalho de ler o projeto de lei 21/15, que propõe a exclusão do Parágrafo único do Artigo 2º da Lei 11915/03 e num esforço um pouco maior, lido o que está escrito no referido parágrafo, com certeza teria conseguido fazer uma conexão mais coerente. O que diz o parágrafo único? Que “não se enquadra nessa vedação o livre exercício dos CULTOS E LITURGIAS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA”

 

Vamos desenhar, senhor deputado... O parágrafo proposto pelo ex-deputado Portilho NÃO MENCIONA NENHUMA OUTRA RELIGIÃO... Então como o nobre deputado espera que se “foque” o assunto em outras religiões, se as únicas beneficiadas e privilegiadas pelos favores do ex-deputado Portilho foram às de matriz africana?

Por isso, seria importante o sr. Deputado, e os demais que estão usando desse discurso, moderarem sua fala, e pararem de acusar as pessoas de intolerância religiosa. Essa acusação é falsa, e serve apenas para incitar o ódio e o mal estar na sociedade (o que, aliás, não deveria ser o papel de um parlamentar).

 

A segunda afirmativa, também desastrosa, fala do colapso da agricultura familiar. Não só o deputado, mas todos os demais sabem, que o abate feito fora dos matadouros SÓ pode ser feito para CONSUMO PRÓPRIO, e somente nesses casos, e mesmo esse abate deve seguir normas, entre as quais, o atordoamento prévio do animal para evitar seu sofrimento. E no momento em que esse animal é comercializado, ele deve ter o tratamento que a lei exige para a produção de carne para o consumo humano. E que todo o abate realizado fora dos matadouros sem seguir as normas sanitárias e sem fiscalização, representa ABATE CLANDESTINO. Parece que o deputado não está preocupado nem com a saúde da população, muito menos com o cumprimento das leis. Portanto, tentar fazer uma correspondência entre animais produzidos pelos pequenos agricultores para consumo próprio, e animais produzidos em fundos de quintal, vendidos e abatidos clandestinamente, nos parece uma tentativa desesperada, e uma absoluta falta de argumentos para defender seu ponto de vista.

 

E para piorar um pouco essa confusa e tendenciosa declaração, ele pergunta o que seria do povo gaúcho se lhe fosse negado o direito de comer churrasco. Essa parte seria cômica, se não fosse trágica. Qual o objetivo em tentar criar confusão e mal estar? Afinal o assunto em pauta não é a utilização de animais em rituais religiosos? O que está fazendo o “churrasco do gaúcho” no meio dessa conversa?

Pedimos ao deputado que tenha um pouco mais de respeito pela inteligência do povo e, num debate tão complexo, procure ser mais sério e eficiente com seus argumentos (se os tivesse).

 

Fonte: 
http://www.deputadotortelli.com.br/?p=3624

Compartilhar
Comportilhar
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • 1485290374_Mail
  • Facebook Basic Square

ESPERAMOS SEU CONTATO

Movimento Gaúcho de Defesa Animal
São Leopoldo/RS
Brasil

MGDA  2017

  • 1485290374_Mail
  • Facebook Social Icon