QUESTÃO DE COMPETÊNCIA – JAVALIS

April 20, 2016

O javali é um animal estranho à nossa fauna nativa. Como todo animal exótico introduzido em outro habitat, causa transtornos e danos, pois embora seja predador das espécies nativas, não é presa (isso significa que não existe nenhum predador de javalis aqui no Brasil). ISSO É UM FATO.

Mas também é um fato que, com AUTORIZAÇÃO do IBAMA, esses animais foram importados para satisfazer uma aventura lucrativa, daqueles que vivem do comércio da carne.

 

E mais grave, segundo o engenheiro Rafael Salerno, da rede “Aqui tem javali”, “Até 2003 existiam mais de 500 criadores de javalis em Santa Catarina que juntos somavam mais de 5 mil cabeças (EPAGRI), com apenas 4 legalizados e autorizados pelos órgãos competentes”

 

Entendendo o parágrafo acima... o IBAMA autoriza a importação desses animais, não tem estrutura (recursos financeiros nem humanos) para fiscalizar, sabe que havia 496 (QUATROCENTOS E NOVENTA E SEIS) criadores ilegais SÓ EM SANTA CATARINA, e não tomou nenhuma atitude.

Entre as CONSEQUÊNCIAS E DEMANDAS, pleiteadas em audiência pública no Senado, essa é uma delas:
• Necessidade de controladores externos – urbanos e de outros países e estados, demanda de pelo menos 100 mil caçadores ativos e capacitados

 

Já imaginaram? CEM MIL armados, sem controle, sem fiscalização (porque NÃO TEM QUEM FISCALIZE) espalhados por ai com a desculpa de matar javalis? Claro que não se supõe que esses caçadores pretendam abater marrecas, marrecões, perdizes, e outros sonhos de consumo de todo caçador.

Além disso, CAPACITADOS... o que significa isso, mesmo? A mesma capacitação dos caçadores esportivos que foram proibidos de atuar por ordem judicial, porque estava tudo muito mal contado, mal fiscalizado e mal executado em todo o processo da chamada “caça esportiva” aqui no RS, que, pelo menos teoricamente, era o único estado autorizado a desenvolver essa atividade?

 

Agora a pergunta que não quer calar... QUEM É O RESPONSÁVEL POR ESSA SITUAÇÃO ABSURDA?

Claro que os empreendedores, que queriam fazer dinheiro abatendo javalis, não vão se pronunciar... os irregulares, com certeza não vão assumir.... Mas alguém tem que ser responsabilizado CRIMINALMENTE por ter espalhado javalis pelo pais inteiro, e mais, assumir a realização do controle de forma ética e eficiente.

Com a palavra, o IBAMA.

Compartilhar
Comportilhar
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • 1485290374_Mail
  • Facebook Basic Square

ESPERAMOS SEU CONTATO

Movimento Gaúcho de Defesa Animal
São Leopoldo/RS
Brasil

MGDA  2017

  • 1485290374_Mail
  • Facebook Social Icon