BUSCA E APREENSÃO NA SOAMA

August 15, 2016

Foi cumprido hoje à tarde um mandado de busca e apreensão na sede da SOAMA, com o objetivo de retirar um cão paraplégico que está se auto mutilando.

Diante da gravidade da situação, e da negligência explícita, a Justiça DEFERIU o pedido do MGDA.

As imagens não deixam dúvidas quanto a situação deste animal, que já sofre com o descaso há muito tempo. É o mesmo paraplégico que apareceu na primeira denúncia que fizemos, que teve o pênis decepado pelo atrito contra o solo, agora já comeu quase toda a pata traseira.

 

Onde está a fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária? Onde está a fiscalização do poder executivo que, através de convênio, repassa verbas para essa instituição? Onde está o Secretário de Meio Ambiente que, na visita feita à SOAMA, não constatou nenhuma irregularidade?

Esse não é o único cão que necessita ser resgatado de forma urgente, mas estranhamente esses animais se tornam invisíveis diante da fiscalização daqueles que poderiam mudar essa realidade.

 

A negligência do responsável técnico, médico veterinário da SOAMA, é incontestável. A automutilação, que já está nesse grau adiantado, não começou ontem. Como um veterinário, vendo uma cena dessas, não toma uma atitude? Ou será que nem viu?

Os vereadores da comissão constituída para tratar desse assunto, após vistorias, depoimentos e testemunhas, apresentaram um relatório onde confirmam maus tratos aos animais e negligência, e ainda assim propõem que essa diretoria deva permanecer.

 

Caso não lembrem, a Comissão de Vereadores constatou que na SOAMA existe:
1. Maus tratos aos animais
2. Negligência por parte do veterinário responsável;
3. Falta de tratamentos adequados aos animais;
4. Más condições de trabalho para os funcionários;
5. Infraestrutura precária em relação ao saneamento;
6. Informações inexatas da diretoria, demonstrando falta de gestão do trabalho realizado na Soama.

 

Mesmo com essas conclusões, entre as propostas apresentadas, sugere a “Criação de Comissão formada pelo Poder Executivo, protetores dos animais e a DIRETORIA da SOAMA, para atuarem e desenvolverem juntos uma politica para melhorar o atendimento aos animais.”

A atual diretoria já demonstrou incompetência e negligência no trato com os animais. Esperamos que essa proposta de permanência da diretoria da SOAMA seja repensada e retirada.

 

Esperamos, também, um posicionamento das autoridades, e uma solução definitiva, pois sabidamente a população do canil está diminuindo, e não é de velhice que os animais estão morrendo.

O sofrimento, a tortura e a crueldade na SOAMA tem que acabar.

Em breve estaremos postando o vídeo do resgate de hoje.
 

 

 

 

Compartilhar
Comportilhar
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • 1485290374_Mail
  • Facebook Basic Square

ESPERAMOS SEU CONTATO

Movimento Gaúcho de Defesa Animal
São Leopoldo/RS
Brasil

MGDA  2017

  • 1485290374_Mail
  • Facebook Social Icon