O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO NOS BASTIDORES DO CASO SOAMA? ... ou ... PREFEITURA VAI RENOVAR O CONTRATO COM A ATUAL DIRETORIA, SIM !

August 18, 2016

Depois que denunciamos os maus tratos a que estão submetidos os animais na SOAMA, em maio deste ano, vários encontros, reuniões, negociações, foram realizados entre voluntários, vereadores e o secretário de meio ambiente de Caxias do Sul, mas até agora nenhuma medida concreta e definitiva foi alcançada.

Além das fotos e das denúncias em áudio e vídeo, uma comissão de vereadores colheu o depoimento dos funcionários da SOAMA (que está no relatório já postado em nossa página). Para completar as investigações, a comissão e o secretário de meio ambiente fizeram uma vistoria na sede da SOAMA.

A comissão de vereadores que apresentou o relatório, que constatou maus tratos e negligência, estranhamente, mesmo afirmando discordar do que acontece, e numa inexplicável crise de incoerência, sugere a permanência da atual diretoria. Por que? Será que, para ser apresentado o relatório, essa permanência teve que ser negociada? Se sim, com quem, e por quê?

 

Também não sabemos por que o secretário de meio ambiente, que apesar de ter visto as fotos e vídeos, de ter tomado conhecimento, oficialmente, do depoimento dos funcionários, depoimento este, com sérias denúncias contra o veterinário, de ter ido à SOAMA e, misteriosamente, não ter visto nenhum caso de negligência, insiste em manter no cargo o atual responsável técnico, sendo textual e taxativo em dizer “ele fica”.

Em declaração no facebook, o secretário afirmou que NÃO é amigo do veterinário. Se não é por amizade, porque essa resistência que obviamente gera dúvidas e suspeitas? E se não é por amizade, por que seria, já que por competência do profissional não pode ser. Ou será que olhou e ouviu, mas não se importa? Os animais da SOAMA se tornaram invisíveis para ele. Todos viram o cão retirado no último domingo, graças a um mandado de busca e apreensão, apenas o secretário não.

 

Qual o comprometimento do secretário de meio ambiente de Caxias do Sul com as questões ambientais? Por que os animais confinados, mal tratados, desrespeitados não merecem atenção e consideração do poder público? Devemos lembrar o que diz a lei: “todos os animais existentes no país são tutelados do estado”, e tutelar significa “cuidar”.

No dia 15/08/16, mais uma vez, o secretário de meio ambiente de Caxias do Sul foi até a SOAMA, agora para apresentar a nova veterinária que deverá atuar no local, e que segundo ele, terá como função acompanhar as denúncias e fiscalizar.

 

Pergunta: Por que, antes mesmo do relatório ser apreciado pelo prefeito, urgente e emergencialmente, uma médica veterinária foi “plantada” no canil? Uma profissional concursada, portanto funcionária do município, o mesmo município que está querendo abafar todo esse escândalo desde o início, e que disse textualmente que o atual veterinário NÃO SAI? Se ele é "tão bom" porque ser fiscalizado?

O Sr. Secretário pretende convencer alguém de que existe alguma disposição de mudança? Que existirá alguma fiscalização sobre o veterinário? Pretende que alguém na comunidade acredite que essa nova profissional, mesmo que quisesse, conseguiria impor novos padrões de ética e conduta dentro dessa instituição que quebrou todas as regras mínimas de trato e respeito para com os animais?

 

Não, Sr. Secretário, ninguém acreditou, ninguém vai elogiar ou comemorar. Até porque, supondo que a nova profissional esteja isenta da posição do município e se proponha a realizar um trabalho diferenciado, como conseguiria? Como uma profissional nova no local de trabalho, sem experiência em gerenciamento de canil, com a insegurança de um novo e tão grande desafio, conseguiria impor sua vontade e decisão estando à sombra do veterinário e da diretoria? Ela deve ser alertada, pois se as coisas não mudarem, seja por conivência, ou por constrangimento, estará “queimando” sua carreira na defesa do indefensável e do antiético.

 

Em tudo isso, não se isenta a participação do Sr. Prefeito Municipal, que conhece a situação, pelo menos, desde o primeiro dia da denúncia. Será que também não se importa com o que acontece lá dentro e dentro de sua cidade? Não se importa em passar para todo o país uma imagem de insensibilidade e incompetência, e pior, de cumplicidade, pois patrocina crueldade e maus tratos? Como um gestor público não tem interesse em saber onde é aplicado o dinheiro do contribuinte, que através das urnas confiou a ele administrar? Como nomeia e mantém um secretário que não contribui para uma administração transparente?

 

Diante desses fatos, está claro e evidente, que não existe a menor disposição de mudança por parte do poder público. Só nos resta saber por que não? Amizade? Compromisso? De quem para quem?

Estamos assistindo um “jogo de empurra”, promessas que não são cumpridas, belas cenas teatrais de indignação, mas que já ficou provado que estão acontecendo apenas para ganhar tempo.

No final deste mês de agosto vence o convênio da prefeitura com a SOAMA, convênio este que o poder público quer insanamente renovar. Está ficando sem argumentos para tal, mas precisa ganhar tempo e engambelar protetores, voluntários e a comunidade que estão buscando justiça e respeito para os animais.

 

Além disso, algumas coisas estranhas também acontecem por lá como, por exemplo, conversas realizadas em gabinetes do executivo, em menos de cinco minutos estão sendo ouvidas na sede da SOAMA. Todas as informações obtidas repassam imediatamente para o veterinário da SOAMA. Por quê?

E não é só isso, o referido veterinário também recebe, antecipadamente, avisos sobre vistorias a serem realizadas lá, e atenção, não só vistorias da prefeitura. Por que?

Com a palavra, os srs. secretário de meio ambiente de Caxias do Sul, prefeito e vereadores.

Pedimos desculpas, pois esta postagem ficou muito longa, mas achamos importante compartilhar esses fatos e dúvidas.

Infelizmente as denuncias não chegaram ao fim.

Compartilhar
Comportilhar
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • 1485290374_Mail
  • Facebook Basic Square

ESPERAMOS SEU CONTATO

Movimento Gaúcho de Defesa Animal
São Leopoldo/RS
Brasil

MGDA  2017

  • 1485290374_Mail
  • Facebook Social Icon