VISITA A SÃO LOURENÇO

May 20, 2017

 

 

No último sábado, dia 20 de maio, O MGDA esteve em São Lourenço a convite da Associação Lourenciana de Proteção aos Animais - ALPA.
A grande polêmica na cidade é que a atual administração insiste na ideia de construir um canil para “limpar” a cidade. Os voluntários da ALPA já argumentaram de todas as formas possíveis, de quanto canil representa retrocesso, depósito e problemas. Mas até agora sem sucesso.


Graças a isso, a prefeitura já informou que não renovará o convênio com a Associação, e está em tratativas com um grupo informal da cidade para concretizar seu intento.

O convênio, ora vigente, repassa um valor de pouco mais de três mil reais para que a ALPA resolva os problemas dos animais na cidade. Além das castrações que realiza, precisa atender casos de maus tratos, recolher e atender os animais que estejam em sofrimento, e mantê-los com alimentação, medicamentos e cuidados.

 

Os cães que vivem próximos a lagoa, todos animais comunitários, estão castrados e microchipados. E não só esses. Mas com essa verba irrisória o trabalho não segue com a velocidade que necessitaria. Os voluntários da ALPA há tempos já tiram dinheiro do próprio bolso.


Mesmo recebendo esse valor, algumas pessoas, interessadas na criação do canil, promovem uma campanha difamatória constante, alegando que os voluntários “recebem salário” para fazer o seu trabalho. Importante salientar que a veterinária, contratada pela ONG recebe salário, que é tirado dessa verba. A veterinária faz o atendimento dos cães comunitários e as castrações.

 

Com a campanha difamatória, algumas pessoas que doavam ração deixaram de colaborar.
Percebe-se que as autoridades, e uma parte da população de São Lourenço ainda vivem no passado, não entenderam que apenas campanha sistemática de controle populacional e campanhas informativas e educativas poderão resolver o problema. Parece que não conseguem projetar alguns meses para o futuro. Quantas baias pretendem criar para abrigar todos os cães que pretendem recolher? Quantos animais pretendem recolher? Vão fazer alguma campanha de informação para a população, ou vão se resignar em recolher todos os animais que as pessoas irresponsáveis abandonam, e agora, com um canil, vão abandonar sem o mínimo problema de consciência pois, afinal de contas, a “prefeitura cuida”.

 

Importante que os moradores de São Lourenço saibam que o dinheiro público estará sendo empregado de forma irresponsável e ineficiente. Canil não resolve e não resolverá problema de superpopulação animal. Também não resolve fazer meia dúzia de esterilizações mensais. O desafio é maior e mais complexo. Precisa de conhecimento, comprometimento e responsabilidade, e nem todos os governantes estão preparados para isso.
 

Compartilhar
Comportilhar
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

January 26, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • 1485290374_Mail
  • Facebook Basic Square

ESPERAMOS SEU CONTATO

Movimento Gaúcho de Defesa Animal
São Leopoldo/RS
Brasil

MGDA  2017

  • 1485290374_Mail
  • Facebook Social Icon